segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

MVNO deve faturar R$ 1 bilhão em cinco anos

Fonte: IPNEWS

Ter, 22 de Fevereiro de 2011 15:06
Operadoras móveis virtuais devem conquistar 16 milhões de clientes.

Um estudo da Juniper prevê que o mercado de MVNO fature R$ 1 bilhão até 2016 e tenha 16 milhões de clientes no Brasil. A informação, obtida em entrevista com Daniel Fuchs, CIO e fundador da Datora, que participou do evento “Operadora Móvel Virtual: Uma Realidade no Brasil”, promovido nesta terça-feira em São Paulo, dá uma ideia do potencial para Mobile Virtual Network Operator.

“No mundo as MVNOs têm penetração de 8% do mercado de Telecom. Há estudos que estimam 13 sim cards para cada usuário no mundo. No País, a Anatel acredita que até 2020 esta proporção seja de cinco sim cards para cada usuário”, compara o executivo.

O profissional acredita que o foco das futuras MVNOs deva ser aplicações para dispositivos e dá um exemplo de uma empresa médica que pode trabalhar com monitoramento remoto da saúde de determinado grupo, por exemplo, obesos e consiga detectar se um passa mal, não consegue pedir ajuda e dispara solicitação de ambulância.

Outras vantagens da MVNO serão CRM mais aprimorado, redução do custo de recursos humanos e melhor gerenciamento da equipe. Se um funcionário que trabalha a campo informar que fará visita numa determinada manhã um bairro específico, será possível acompanhá-lo à distância com mais precisão.

“A Anatel prevê um bilhão de sim cards até 2020. Serão 800 milhões de novos chips, mas o faturamento das operadoras poderá se pulverizar. A tendência é que os sim cards sejam usados em TVs, monitores de propaganda...”, vislumbra Fuchs.

Escrito por Francine Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores