Porto Seguro testará m-payment com NFC
Fernando Paiva
A Porto Seguro estreia esta semana como uma operadora móvel virtual
(MVNO, na sigla em inglês). O objetivo principal é fidelizar seus
segurados, que hoje somam 8,5 milhões em todo o Brasil e estão
concentrados nas classes A e B. Para tanto, a empresa leva para a
telefonia celular a mesma estratégia que utiliza no mercado de seguros:
foco em qualidade de atendimento e oferta de serviços adicionais. Para
se diferenciar, disponibiliza gratuitamente para os assinantes um
serviço de localização de familiares e outro de backup e segurança de
smartphones. Além disso, oferece uma frota de office boys para a coleta
de celulares esquecidos, um smartphone reserva por 30 dias em caso de
problema técnico com o aparelho e um assistente para ensinar a
configurar um smartphone novo. A Porto Seguro Conecta, como foi
batizada, está disponível inicialmente nas cidades paulistas de Santos e
Campinas. O plano é chegar ao Rio de Janeiro até o fim do ano e em São
Paulo no primeiro trimestre de 2014. Projeta ter 1 milhão de usuários
dentro de cinco anos.
"O atendimento ao cliente será no padrão de qualidade da Porto Seguro.
Isso será uma grande vantagem competitiva", avalia Tiago Galli, gerente
geral da operadora. A outra vantagem são os serviços adicionais. O app
de localização, chamado "Conecta Encontra", permite a criação de cercas
virtuais que, quando transpassadas por familiares, gera um alerta no
celular do assinante. Um exemplo de uso é delimitar áreas em torno da
casa e da escola dos filhos para monitorar seu deslocamento. A
localização é feita mesmo se o GPS do celular da pessoa monitorada
estiver desligado: o app identifica redes Wi-Fi próximas do aparelho,
que tampouco precisa estar conectado a elas. O app está disponível para
Android e iOS e seu tráfego de dados é gratuito para os assinantes da
Conecta.
O app de segurança, por sua vez, se chama "Proteção Conecta", está
disponível apenas para Android e foi desenvolvido pela F-Secure. Ele
realiza backup automático de contatos, agenda e imagens e permite o
bloqueio e a remoção de conteúdo remotamente em caso de perda ou roubo
do aparelho.
Galli revela que há muitos outros serviços de valor adicionado no
roadmap, inclusive um de mobile payment com NFC que passará por um
teste-piloto interno este ano, provavelmente em São Paulo. "Botaremos o
número do cartão de crédito dentro de uma carteira digital no celular",
explica o executivo.
Assistência
Outro mimo para os assinantes é o Conecta Assist, uma série de serviços
extras gratuitos. Um deles consiste em solicitar até três vezes por ano
um motoboy para pegar um celular esquecido em algum lugar. Outro é o
envio de um especialista até a casa do cliente para configurar um
smartphone novo Android, iOS ou Windows Phone. E se o celular quebrar, a
Porto Seguro empresta um reserva por 30 dias. Tudo incluído nos planos.
Vendas
A Porto Seguro Conecta não terá lojas próprias. As vendas serão feitas
pelos corretores de seguro autorizados, que somam 20 mil no Brasil todo.
Em seu portfólio de aparelhos há 19 modelos de smartphones das marcas
Apple, LG, Motorola e Samsung. Quem tiver o cartão de crédito Porto
Seguro Visa terá desconto de 50% na compra dos modelos iPhone 4S, Galaxy
SIII e Galaxy SIII Mini.
Os planos pós-pagos disponíveis são de 200, 400 e 800 minutos, pelos
preços de R$ 110, R$ 195 e R$ 350, respectivamente. Todos incluem
franquia de dados de 1 GB e pacotes de SMS. Os assinantes ganham
descontos na renovação de seguros da Porto Seguro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário