sexta-feira, 15 de junho de 2012

BITS 2011: palestra mostra como MVNO traz valor a operadoras e empresas

Em novembro de 2010, a Anatel regulamentou a revenda de serviços móveis por meio das MVNOs, operadores virtuais de serviços celulares. As MVNOs trazem oportunidades tanto para operadoras quanto para empresas que queiram complementar seus serviços. Analisando os mais de 500 casos de sucesso e fracasso no mundo, segundo a consutoria Table Partners, fica claro que o sucesso depende de uma série de fatores, como o ambiente regulatório e competitivo, o posicionamento, as estratégias de entrada e os modelos de negócio das MVNOs, além de uma execução impecável em marketing, customer care, vendas, operações e distribuição.

Mesmo com uma densidade de mais de 100% de linhas celulares em 2010, o Brasil ainda está atrás de vários países emergentes como Chile e Argentina. Em 2008, ocupava a posição número 106 em número de linhas por habitante, num ranking de 233 países, segundo a ITU. As razões para esta defasagem não são novas: alta carga tributária, não conseguimos massificar as micro-recargas e cobramos uma taxa por aparelho que limita o valor mínimo que se pode cobrar pelo serviço. Com isso, o custo do serviço para os usuários é um dos mais caros do mundo –ficamos em 87º lugar, em 2010, pelo ranking do ITU de custo para uma cesta de serviços.

Contudo, a liderança da indústria pode fazer muito pelo setor desenvolvendo novos modelos de negócio para ampliar a penetração. Entre as ideias, podemos desenvolver as micro-recargas, mobile broadband, machine-to-machine e lançar as MVNOs.

E para falar sobre o tema "Como Usar as MVNOs para Capturar Valor para Operadoras e Empresas", a BITS – Business IT South America vai apresentar uma palestra conduzida por Michel Hannas, sócio da prática de estratégia da Table Partners, que, há três anos no mercado, tem apoiado mudanças importantes de grandes grupos empresariais brasileiros, tais como Abril e Bunge, desenvolvendo suas estratégias e fortalecendo novas lideranças.

A apresentação acontece no dia 10 de maio, no seminário Soluções e Tecnologia de Mobilidade, no Centro de Exposições da Fiergs, em Porto Alegre, dentro da programação da Global Conference, promovida pela Deutsche Messe e organizada pela Converge Comunicações.

A Global Conference inclui ainda uma grade de palestras sobre telecom e redes, gestão empresarial, agribusiness, inovação em TI, logística, supply chain e distribuição e web 2.0 – marketing e negócios digitais. Mais informações e inscrições pelo site www.congressobits.com.br ou pelo 0800 77 15 028.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores