quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Nokia lança serviços para operadoras viabilizarem cidades inteligentes

  

Soluções oferecidas envolvem tecnologias de IoT, análise de dados, redes LTE e blockchain.
Nokia lançou esta semana uma série de serviços para resolver os desafios da urbanização, destinado às operadoras. Dois deles envolvem Internet das Coisas (IoT): Sensoriamento como Serviço e IoT para Cidades Inteligentes, que trazem os benefícios da tecnologia para a construção de cidades sustentáveis, dos pontos de vista econômico e ambiental. Para a segurança urbana, a empresa apresenta seu Serviço S-MVNO de Segurança Pública, que incrementa as redes LTE comerciais, de forma a atender aos requisitos de missão crítica dos órgãos de segurança pública.
O Sensoriamento como Serviço fornece, em tempo real, dados ambientais e análises inteligentes que as operadoras podem monetizar, oferecendo serviços de dados sem necessidade de investimento em CAPEX para empresas, cidades, autoridades de segurança pública e governos. As operadoras podem utilizar localidades de estações base já existentes, e contar com a Nokia na implantação de sensores e na integração de todos os equipamentos da localidade a uma plataforma de monitoramento da IoT.
O serviço torna possível que se detectem comportamentos ambientais incomuns, como construções ilegais, queima de lixo ou presença de partículas inabituais no ar. A proposta é alimentada por um blockchain e torna viável o estabelecimento de contratos inteligentes: micro transações anônimas, privadas e seguras, que permitem às operadoras monetizar os dados analisados e gerar novos fluxos de receita.
Já a IoT para Cidades Inteligentes é uma estrutura integrada, modular e escalável que permite às operadoras e integradoras de sistemas tirarem proveito da gestão unificada de cidades inteligentes. Alimentado pelo compartilhamento de dados entre aplicativos e pela análise e automação de dados, o Centro de Operações Integradas (COI) da Nokia organiza todas as operações inteligentes da cidade e permite mais eficiência, capacidade de resposta e melhorias na tomada de decisões. Aplicativos blueprint agregam vigilância por vídeo, iluminação, estacionamento, gestão de resíduos e detecção ambiental inteligentes.
O Operador de Rede Virtual Móvel Segura para Segurança Pública (S-MVNO, na sigla em inglês) permite que as operadoras impulsionem suas redes LTE comerciais para oferecer serviços de banda larga de missão crítica a órgãos de segurança pública e, assim, gerar novos fluxos de receita. O serviço, compatível com o 3GPP, ajuda as redes LTE comerciais a cumprirem exigências rigorosas em termos de disponibilidade, resiliência, desempenho e segurança, garantindo interoperabilidade com as redes de segurança já existentes.
Segundo a Nokia, os serviços lançados ajudam as cidades a se tornarem digitais e fornecer serviços aos seus moradores de forma eficaz. Com uma infraestrutura inteligente, compartilhada, segura e escalável é possível garantir que recursos e dados urbanos sejam utilizados de forma eficiente, diz a fornecedora.
Os serviços também ajudam as operadoras a gerar novas receitas a partir das redes já existentes, fornecendo soluções para os participantes da cidade inteligente, como autoridades municipais, de transportes, de viagem e de segurança pública, lembra a Nokia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores