sexta-feira, 23 de novembro de 2012


Optimus pede medidas regulatórias para atenuar efeito das comunicações on net

Publicado por Casa dos Bits
 
Miguel Almeida, CEO da Optimus, aproveitou o painel do Estado da Nação no 22º Congresso da APDC para reclamar medidas regulatórias que ajudem a inverter a tendência de crescimento das comunicações “on net” (dentro da mesma rede) que dominam a rede móvel. De acordo com números apresentados pelo responsável, mais de 86 por cento das comunicações móveis realizadas em Portugal são feitas dentro da mesma rede.

O número – relativo ao último trimestre - não tem paralelo na Europa, garante Miguel Almeida. Em Espanha atingirá os 58,3 por cento e em Franca fixa-se nos 56,2 por cento.

“Em nenhum país este fenómeno de fecho das redes sobre si próprias tem esta dimensão”, defendeu Miguel Almeida, acrescentando que em Portugal é assim porque não há regulação a impedir diferenças tão relevantes nos preços das chamadas dentro e fora das redes.

O responsável sublinhou ainda o peso dos dois maiores operadores no mercado, a TMN e a Vodafone, que juntas controlam 84% dos clientes móveis, relacionando o número com o tema.

Miguel Oliveira também sublinhou que Portugal é hoje um dos mercados mais avançados do mundo, no que se refere às comunicações, como demonstram indicadores como a penetração móvel. Defende que para não comprometer esta posição são necessárias medidas regulatórias.

Zeinal Bava, CEO da PT, na sua intervenção, concordou com a posição da Optimus e assegurou que a PT é favorável a medidas que reduzam os efeitos da diferença entre off e on net, algo que continua a ser potenciado “pelos incumbentes da rede móvel”, considerou, referindo-se à Vodafone que assegura uma quota de 21,5% no mercado móvel europeu, notou.

O CEO da PT disse ainda que os tarifários lançados pela concorrência incentivando este efeito – diferenciação acentuada de preços nas comunicações dentro e fora da rede - concorrem para “uma forma completamente obtusa” de estar no mercado. Recordou ainda que a empresa lançou recentemente um tarifário all net, com preços idênticos para todas as redes.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores