sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Regulamentação das small cells deve sair ainda neste ano, afirma Paulo Bernardo

teletime
quarta-feira, 21 de novembro de 2012, 18h21


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, acredita que a regulamentação dos equipamentos de small cells pela Anatel acontecerá ainda este ano. São equipamentos utilizados para realizara cobertura móvel com células pequenas e de atuação concentrada, com equipamentos de baixo custo. E, a prioridade, segundo ele, é a desoneração sobretudo das femtocélulas, que devem ser utilizadas em residências e dentro das empresas. Para esse mercado se viabilizar, a taxação não pode ser a mesma de uma estação radiobase (ERB) de grande alcance.
Segundo o Paulo Bernardo, o assunto está nas mãos do conselheiro Jarbas Valente e deve ser levado à apreciação do colegiado da agência ainda neste mês. Ele afirmou que, em conversa com o presidente da Anatel, João Rezende, soube que as “femtocells terão desoneração e serão de característica privada, que o usuário pode ter dentro de casa. As outras vão precisar de acesso diferenciado”.
O ministro das Comunicações participou, nesta quarta-feira 21, do evento Ericsson Business Inovation Forum, promovido pela fornecedora de equipamentos de rede de mesmo nome.
PNBL 2.0
Durante o evento, Bernardo voltou a comentar a intenção do governo de fazer um PNBL 2.0, ampliando o projeto lançado pelo governo em maio de 2010. “Sem dúvidas precisamos atualizar porque muitas coisas que tínhamos dois anos atrás estão defasadas para a realidade de hoje”. Embora ainda não tenha um projeto fechado, o ministro afirmou que o objetivo do novo plano de banda larga será a universalização com o uso de diversas tecnologias, entre elas a telefonia móvel e satélite.
À tarde, durante evento para desenvolvedores da Nokia, o ministro afirmou que o foco do PNBL 2.0 será também na velocidade da conexão. "Hoje temos 1,8 Mbps de velocidade média. Não é tanto, mas no começo do ano passado era menos de 200 kbps", disse. "Isso é pouco para vocês que são 'nerds', mas para pessoas como eu, é suficiente", brincou, referindo-se à plateia composta por desenvolvedores de aplicativos para plataformas da Nokia. "Estamos com medidas, vamos fazer algumas desonerações para instalação de redes. A Internet para área rural será sem impostos sob serviço", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores